INAUGURADA A MAIOR PLANTA DE BIOGÁS DO MUNDO!



Uma grande iniciativa e uma Parceria Pública Privada que movimentará o mercado de Biogás, no Brasil.

Inaugurada a primeira planta de larga escala de produção de Biogás no Interior de São Paulo, na cidade de Guariba. Um importante polo de produção de Açúcar e Alcool do estado de São Paulo e do Brasil. Não obstante de ser, essa notícia e esta projeto, umas das maiores obras de Sustentabilidade e de geração de Energia limpa, também é um importante polo de reaproveitamento de detritos orgânicos, isto é, instalada aonde se produz uma enorme quantidade destes detritos, que são o bagaço da cana triturada.

Eu já comentei e escrevi aqui que as modernas plantas de produção agrícola sustentável devem ter 3 inciativas importantes...

  • O Manejo e Plantio Biomolecular ou se possível, Orgânico, isto é, replantando mudas criadas no terreno, respeitando a biodiversidade do local e combatendo pragas de modo orgânico e biomolecular. Respeitando também o Ciclo de plantio/colheita e de sazonalidade de uma espécie, como também nos entre ciclos o uso de manejos e plantios de espécies comestíveis, que enriqueçam o solo e que tenham ciclos curtos e produtivos (Leguminosas e milho)
  • Instalando polos Agroindustriais no próprio terreno de produção ou em locais próximos aos polos de produção e de mono cultura extensiva, como o caso da cana de açúcar.
  • Construindo usinas de beneficiamento dos detritos ou de tratamento da água para irrigação e limpeza.  Como uma Usina de tratamento de afluentes e ou produção de Biogás.

Veja que com esta planta, a industria de açúcar e álcool a partir da cana de açúcar daquela região, ganha , além de uma grande parceria, um local para reaproveitar aquilo que iria para o lixo. Lixo este que com os anos e sua não utilização, poderia contaminar solo e lençóis freáticos, além de trazer o produzir novos agentes de pragas agrícolas, como artrópodes e insetos.

Como vcs poderão ver neste post do site - O Biogás e suas Aplicações

O tratamento dos detritos podem, através de seus passos de obtenção e ciclo, produzir gás para gerar eletricidade, funcionar motores agrícolas, combustível para veículos, produzir fertilizantes e água de re-uso. Além do que no caso de da cana e de sementes alto poder graxo - como carnaúba, mamona ou a macaúba que um dois seus subprodutos é o Biodiesel! 

Imaginem que em um grande polo de produção frutífera de um certo local ou região instalassem uma Fábrica de Conservas, uma de suco,  um de óleos naturais, uma de Cosmética natural e Organica, uma de liofilização de cascas e de sementes tudo a poucos quilômetros da produção, ou dentro da produção e para absorver os detritos não utilizáveis uma Usina de Biogás...Para fornecer eletricidade a própria industria suplantada por energia sola e aelólica, combustível para  Caldeiras, Veículos e equipamentos.
Imaginem com o tempo e com o aumento de produção este ciclo se torne autossustentável! 

Isso seria para qualquer planta de projetos produtivos, a perfeição! 

Espero e luto por um mundo assim, pois com isso diminuíramos o desperdício dos alimentos, o de produção, a produção de combustível fóssil e melhoraríamos a qualidade do que vai ser vendido ao mercado consumidor, pois no caso de frutos, por exemplo, ou outros alimentos que visualmente não podem ser vendido em feiras e mercados, estes não serão descartados e sim serão reaproveitados nos vários ciclos que mencionei acima!

Torço que tudo se desenvolva e prospere!


Grande Abraço

Chef Paulinho Pecora

Comentários

Postagens mais visitadas

Postagens mais visitadas